Bem vindo

bandeira-portugal-imagem-animada-0007 bandeira-mocambique-imagem-animada-0006

Livros da guerra colonial

Miandica terra do outro mundo


sábado, 10 de agosto de 2024

"OS ÚLTIMOS TAMBÉM FAZEM HISTÓRIA"

Fez ontem precisamente 50 anos após o inferno passado na picada SAGAL-MUEDA.

Sou Bernardino Martins, soldado Comando da 29ª Companhia de Comandos, irmão de José Martins 1º Cabo Paraquedista, e publiquei este texto de homenagem ao meu irmão José Martins.

JOSÉ MARTINS - 1ª Cabo Paraquedista

José Carlos Correia Martins, Sócio da Associação de Pára-Quedistas do Algarve Nº 251, nascido a 25 de Janeiro d 1952 e criado numa pequena aldeia piscatória do Barlavento algarvio, no concelho de Vila do Bispo.
Ingressei nas tropas Pára-Quedistas no R.C.P, em Janeiro de 1973, 1º Incorporação, 4ª C.A.. Depois de ter feito todo o percurso até chegar à tão desejada Boina Verde, fui colocado em Moçambique, no B.C.P 32 - 2º Pelotão, 2ª Companhia, com o nº 601/73.
Fiz várias operações nos Distritos de Tete e de Cabo Delgado (Mueda).
Eis a razão dos últimos também fazerem História: Porque foi o último Pára-Quedista do B.C.P 32 a ser ferido, numa difícil operação na picada do Sagal, onde sofremos várias emboscadas, coo muitos camaradas ainda as recordam, aquando da Companhia do Exército, do Sagal para Mueda.
O Grupo de Combate ao qual eu pertencia era comandado pelo Alferes Morgadinho e, se a memória não me falha, foi a sua primeira operação.

O José Martins na Picada do Sagal-Mueda

O outro grupo era comandado pelo Alferes Sanches e a Companhia comandada pelo Capitão Melo de Carvalho. Tínhamos como número de código Águia. No dia 9 de Agosto de 1974, depois de algumas horas de progressão, sofremos mais uma emboscada onde eu eu era o homem da frente e fui alvejado com um tiro no tórax, atingindo-me um pulmão e o fígado. mas graça à eficaz evacuação feita ainda debaixo de fogo pelo mecânico de helicópteros Abddul, e a intervenção cirúrgica a que fui submetido, feita pelo professor Linhares Furtado e a sua equipa da qual não sei os nomes, sem este espírito de grupo e camaradagem, não estaria aui a contar a História do Último. 

CLIK NESTE LINK https://niassa1558.blogspot.com/2020/02/memorias-dum-mecanico-de-alouette-em.html  PARA LERES "MEMÓRIAS DE UM MECÂNICO DE ALOUETT" POR  ABDUL OSMAN, ONDE É RELATADO ESTE INCIDENTE

Assim aqui vai o meu agradecimento muito especial a estes elementos, e a todos os camaradas de armas que muito me ajudaram das mais diversas formas, uma das quais, muito especial, foi darem-me o sangue necessário pra me salvarem a vida.


O meu obrigado a todos, que nunca foram e nem serão esquecidos.


1º Cabo Pára-quedista 601/73
José Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Páginas

Páginas

Armamento e comunicações

Clique em play-in memories dos camaradas falecidos.