A Compabhia de Engenharia 1531, comandada pelo Capitão Engenheiro ANTÓNIO MANUEL VILARES CEPÊDA, a 12 de Janeiro de 1966, embarcou esta Companhia no N/T Vera Cruz com destino a Moçambique. Durante a viagem, procurou-se ministrar, instrução adequada às condições de trabalho que a Companhia iria enfrentar, com especial incidência sobre os capítulos de Higiene e primeiros Socorros, actuação sobre fogo adversário e noções de civismo para o contacto com as populações locais.
Em 28 de Janeiro, aportou o Vera Cruz a LOURENÇO MARQUES, onde estacionou cerca de 2 dias.
Após o desfile, durante a manhã do dia 28, foi dada liberdade aos militares, para visitar a cidade, tendo embarcado novamente a 29, e desembarcado em NACALA a 1 de Fevereiro.
Nesse mesmo dia, e conjuntamente com outras Unidades, marchou a Companhia para o CATUR, em composição especial, por Caminho de Ferro, decorrendo a viagem sem incidentes até ao seu destino, que se atingiu na noite do dia 2 de Fevereiro.
Do CATUR para VILA CABRAL, foram utilizadas viaturas civis e militares, tendo o percurso sido feito durante a manhã do dia 3 de Fevereiro, novamente sem nada a assinalar, chegando a VILA CABRAL, onde passou a funcionar a Sede da Companhia, no dia 3 de Fevereiro, pelas 13 horas.
DESTACAMENTOS DA COMPANHIA
1) OLIVENÇA
Continuação dos trabalhos de ampliação e apropriação da pista para aviões DAKOTA.
2) - NOVA COIMBRA
Beneficiação no pavimento com regularização manual do leito da estrada e melhoramento da drenagem no troço de estrada NOVA COIMBRA-METANGULA
3) - TENENTE VALADIM
Continuação dos trabalhos em curso no Aquartelamento tipo Mague para uma Companhia.
grande recuperação no tabuleiro e pilares na ponte sobre o Rio Luatize no itinerário VALADIM-VILA CABRAL e bonificações diversas em muitas outras do mesmo itinerário, todas elas destruídas pelo IN
4) - MESSENGUECE
Furriel Milº Faria da CENGª 1531 em MESSENGUECE, junto às manilhas |
5) - LUGENDA
Continuação dos trabalhos de estaleiro com aprovisionamento de areia e pedra e fabricação de brita. Encabeçamento de 2 pilares na Ponte sobre o Rio LUGENDA no itinerário MARRUPA.MECULA
6) - VILA CABRAL
Reparações em diversos edifícios e no Quartel do Batalhão de Caçadores de VILA CABRAL.
2º A 7º TRIMESTRE
PERÍODO DE 11 DE MARÇO A 12 DE OUTUBRO DE 1966
VALADIM:
- Conclusão do Quartel tipo Mague para Companhia
- Construção de 2 pontes improvisados no itenerário VALADIM - OMAR
- Construção de 1 ponte improvisada no itinerário VALADIM - CAJUMOCA
- Construção e 1 jangada no Rio XIRUNGO
- Construção de 1 forno no Aquartelamento de MILEPA
OLIVENÇA:
- Conclusão dos trabalhos de ampliação da pista viação da com aumento de 400x24 M de fiaxa ensaibrada e compactada.
- Abertura da picada (operacional apenas na época seca) OLIVENÇA - LUGULUZIA numa extensão aproximada de 100 Kms.
- Ampliação da pista de aviação de PAUÍLIA com aumento de 10 metros de largura em todo o comprimento e acrescentando num dos topos com 200 metros ficando assim com as dimensões de 900x40 M.
- Abertura e regularização, sem acabamentos da nova pista de aviação em MACALOGE numa extensão de 950x40
LUGENDA (MUSSOMA)
Execução do embasamento e sapata do encontro da margem Sul da ponte sobre o Rio LUGENDA no itinerário MARRUPA-MITEDA
-Trabalhos de estaleiro com dobragem de ferro, execução de cofragem, fabricação de brita e aprisionamento de areia com a ponte ao Rio LUGENDA.
MESSENGUECE
Conclusão da ponte em betão armado sobre o Rio LURECO, |
- Reabertura do roço do Rio MESSENGUECE-Rio LURECO
COM 40 Kms de extensão na estrada MARRUPA-RÉVIA
- Execução de Kms de estrada definitiva no troço Rio MESSENGUECE-MARRUPA na estrada MARRUPA-RÉVIA com rectificação de traçado, reperfilamento drenagem, adição de solos melhorados e compactação.
- Abertura da picada MUCUAIAIA-METARICA (operacional apenas naépoca seca) com aproximadamente 100 Kms de extensão.
- Abertura da pista de aviação de METARICA COM 700x20 m ( operacional apenas na época seca), descapinagem e regularização da faixa sem acabamentos.
Aquartelamento de MESSENGUECE |
NOVA COIMBRA
Mais uma obra da CENGª 1531 em Nova Coimbra |
- Construção de 1 pontão com 9 m de comprimento (tabuleiro de em betão armado) no itinerário NOVA COIMBRA-METANGULA
- Construção da 5ª viga central num pontão no itinerário NOVA COIMBRA-METANGULA.
- Regularização do itinerário NOVA COIMBRA-METANGULA no troço CHUANGA-NOVA COIMBRA com 10 kms de extensão.
- Reparações diversas e improvisadas nas Pontes dos itinerários NOVA COIMBRA-METANGULA e NOVA COIMBRA-MANIAMBA.
- Reabertura do itinerário NOVA COIMBRA-MIANDICA num troço de 20 Kms, entre NOCA COIMBRA e as proximidades do Rio TULO com abertura de caixa após a correcção de traçado. Ensaibramento deste troço numa extensão de 10Kms. a partir de NOVA COIMBRA.
- Construção de 8 aquedutos definitivos no troço NOVA COIMBRA-Ponte sobre o Rio LUNHO
1 dos 8 aquedutos construídos pela CENGº 1531 em Nova Coimbra |
- Abertura da picada (só para a época seca) com cerca de 40 Kms de extensão entre MESSUMBA e
MIANDICA
- Melhoramentos diversos no estacionamento de NOVA COIMBRA e montagem de um novo acampamento junto à ponte do Rio LUNHO
Vista parcial do aquartelamento do LUNHO |
-Abertura da pista de aviação com 900x30 m (700x25 m de ensaibrada e compactada) operacional para aviões tipo DORNIER.
-Construção de um forno e depósito de géneros no estacionamento de Miandica
MUEMBE:
O FORNO EM MIANDICA |
- Reconstrução de 1 pontão com 7m.de vão com encontros em alvenaria e tabuleiro em madeira com longarinas de carris e caminhos de ferro junto a MUEMBE no itinerário VILA CABRAL-VALADIM.
LIONE
- Reconstrução completa de 3 pontões no itinerário VILA CABRAL-CATUR sobre o Rios LUMBALA(8M), LUSSANGA (6M) E LUTUMBUÉ (3M) em madeira aparelhada e devidamente estruturada.
ITINERÁRIO UNANGO-MACALOGE-PAUÍLA
- Apoio técnico à construção de diversas pontes improvisadas entre MACALOGE e LUGULUZIA
- Colaboração e apoio técnico na construção de uma ponte definitiva em betão sobre o Rio MALIBANGUA (25 m de comprimento)
- Trabalhos de estaleiro (dobragem de ferro) nas pontes sobre os Rios BULIZE e MACON-ONDA
ITINERÁRIO VILA CABRAL-MEPONDA
- Reparação da ponte sobre o rio MACHELE com substituição de longarinas e levantamento de parte do tabulsiro.
- Apoio ao transporte de lanchas em Junho de 1966 com reparação geral das pontes dos itinerários.
LITUNDE:
- Ampliação e rectificação de orientação da pista de aviação com alargamento de 15 para 25 m e aumento em comprimento da ordem dos 200 m.Não se efectuaram acabamentos faltando nivelamento e compactação pelo que só ficou permitindo a aterragens de emergências.
CÓBUÉ
- Início da abertura de nova pista de aviação efectuando-se a desmatação do terreno em cerca de 300x50 m.
NOVA VISEU
- apoio à Unidade na compastação da pista de aviação.
VILA CABRAL
- Reparação em moradias militares e no Aquartelamento do BCAÇ. VILA CABRAL
- Apoio às construções de Quarteis improvisados no Sector "A" com accionamento de fornecimento de materiais e assistência técnica.
-Execução de diversos reconhecimentos de Engenharia em itinerários e instalações no Distrito do Niassa.
- Itinerário NOVA COIMBRA-Ponte Rio LUNHO-- Próximo rio TULO
- Itinerário VILA CABRAL-CATUR
- Ponte sobre o Rio LUANGUA nas proximidades de MEPONDA
- Ponte nas imediações de MUEMBE no itinerário VILA CABRAL - VALADIM
- Pontes sobre os Rios, Lucimbesse, Luchimua e Lucheringo no itinerário CANTINA DIAS-UNANGO-MUEMBE.
- Ponte sobre o Rio LULANGA no itinerário MECULA-GOMBA
- Escolha do local para instalação de tropas em NANTUEGO.
- Itinerário Rio LURECO-METARICA
- Estacionamentos de MACALOGE, CANTINA DIAS, PAUÍLA, MECANHELAS, OLIVENÇA.
- Escolha do local para instalação de tropas em MANDIMBA.
- Itinerário VILA CABRAL-MANIAMBA-NOVA COIMBRA
- Elaboração de estimativas, orçamentos e estudos diversos sobre:
- Paiol tipo depósito avançado em VILA CABRAL
- Remodelação da da rede de esgotos do Aquartelamento do BCAÇ DE VILA CABRAL
- Enfermaria para o Sector "A" em VILA CABRAL
- Quartel improvisado tipo Companhia em NOVA COIMBRA
- Instalações sanitárias para o Pelotão aquartelado em MANDIMBA
- Reparações diversas em moradias pertencentes aos serviços militares em VILA CABRAL
- Recuperação de construções abandonadas em VILA CABRAL
- Adaptação de uma moradia para Oficiais e respectiva Messe.
- Adaptação de uma moradia para , residência para o Comandante do Sector "A"
- Beneficiação da cozinha do Rancho Geral no Quartel do BCAÇ de VILA CABRAL
- Reparação de pontes no itinerário VILA CABRAL-MANIAMBA-NOVA COIMBRA
- Reconstrução de pontes no itinerário UNANGO-MACALOGE
ACÇÃO DO PELOTÃO DA CENGª NO SECTOR "E"
Beneficiação geral do itinerário MARRUPA-RÉVIA no troço MARRUPA-RIO MESSENGUECE-RIO LURECO, numa extensão de 86 Kms com rectificações de traçado, reperfilamento e melhoramentos de drenagem.
- Abertura do itinerário RIO LURECO -NOVA LAVOURA com 22Kms de extensão com execução de caixas e drenagem sem quaisquer acabamentos no pavimento..
8º E ÚLTIMO TRIMESTRE
PERÍODO DE 12 DE OUTUBRO DE 1967 A 12 DE JANEIRO 1968
- Abertura de picada com 65 Kms de extensão entre NOVA LAVOURA e a região de METARICA operativa apenas para época seca pois não se efectuaram quaisquer trabalhos de nivelamento, drenagem e compactação.
- Início da construção do de inverno da CENGª de MARRUPA.
- Rio LURECO -Próximo do Rio LUGENDA na estrada MARRUPA-VILA CABRAL.
- CANDULO-OMAR na estrada VALADIM - MECULA
VÍTIMAS DA GUERRA DA CENGª 1531
A COMPANHIA DE ENGENHARIA 1531, DESEMBARCOU EM LISBOA EM 2 DE MARÇO DE 1968 A BORDO DO N/T "NIASSA"
ITINERÁRIO UNANGO-MACALOGE-PAUÍLA
- Apoio técnico à construção de diversas pontes improvisadas entre MACALOGE e LUGULUZIA
- Colaboração e apoio técnico na construção de uma ponte definitiva em betão sobre o Rio MALIBANGUA (25 m de comprimento)
- Trabalhos de estaleiro (dobragem de ferro) nas pontes sobre os Rios BULIZE e MACON-ONDA
ITINERÁRIO VILA CABRAL-MEPONDA
- Reparação da ponte sobre o rio MACHELE com substituição de longarinas e levantamento de parte do tabulsiro.
- Apoio ao transporte de lanchas em Junho de 1966 com reparação geral das pontes dos itinerários.
LITUNDE:
- Ampliação e rectificação de orientação da pista de aviação com alargamento de 15 para 25 m e aumento em comprimento da ordem dos 200 m.Não se efectuaram acabamentos faltando nivelamento e compactação pelo que só ficou permitindo a aterragens de emergências.
CÓBUÉ
- Início da abertura de nova pista de aviação efectuando-se a desmatação do terreno em cerca de 300x50 m.
NOVA VISEU
- apoio à Unidade na compastação da pista de aviação.
VILA CABRAL
- Reparação em moradias militares e no Aquartelamento do BCAÇ. VILA CABRAL
- Apoio às construções de Quarteis improvisados no Sector "A" com accionamento de fornecimento de materiais e assistência técnica.
-Execução de diversos reconhecimentos de Engenharia em itinerários e instalações no Distrito do Niassa.
- Itinerário NOVA COIMBRA-Ponte Rio LUNHO-- Próximo rio TULO
- Itinerário VILA CABRAL-CATUR
- Ponte sobre o Rio LUANGUA nas proximidades de MEPONDA
- Ponte nas imediações de MUEMBE no itinerário VILA CABRAL - VALADIM
- Pontes sobre os Rios, Lucimbesse, Luchimua e Lucheringo no itinerário CANTINA DIAS-UNANGO-MUEMBE.
- Ponte sobre o Rio LULANGA no itinerário MECULA-GOMBA
- Escolha do local para instalação de tropas em NANTUEGO.
- Itinerário Rio LURECO-METARICA
- Estacionamentos de MACALOGE, CANTINA DIAS, PAUÍLA, MECANHELAS, OLIVENÇA.
- Escolha do local para instalação de tropas em MANDIMBA.
AQUARTELAMENTO DE MANDIMBA |
- Elaboração de estimativas, orçamentos e estudos diversos sobre:
- Paiol tipo depósito avançado em VILA CABRAL
- Remodelação da da rede de esgotos do Aquartelamento do BCAÇ DE VILA CABRAL
- Enfermaria para o Sector "A" em VILA CABRAL
- Quartel improvisado tipo Companhia em NOVA COIMBRA
- Instalações sanitárias para o Pelotão aquartelado em MANDIMBA
- Reparações diversas em moradias pertencentes aos serviços militares em VILA CABRAL
- Recuperação de construções abandonadas em VILA CABRAL
- Adaptação de uma moradia para Oficiais e respectiva Messe.
- Adaptação de uma moradia para , residência para o Comandante do Sector "A"
- Beneficiação da cozinha do Rancho Geral no Quartel do BCAÇ de VILA CABRAL
- Reparação de pontes no itinerário VILA CABRAL-MANIAMBA-NOVA COIMBRA
- Reconstrução de pontes no itinerário UNANGO-MACALOGE
ACÇÃO DO PELOTÃO DA CENGª NO SECTOR "E"
Beneficiação geral do itinerário MARRUPA-RÉVIA no troço MARRUPA-RIO MESSENGUECE-RIO LURECO, numa extensão de 86 Kms com rectificações de traçado, reperfilamento e melhoramentos de drenagem.
- Abertura do itinerário RIO LURECO -NOVA LAVOURA com 22Kms de extensão com execução de caixas e drenagem sem quaisquer acabamentos no pavimento..
8º E ÚLTIMO TRIMESTRE
PERÍODO DE 12 DE OUTUBRO DE 1967 A 12 DE JANEIRO 1968
- Abertura de picada com 65 Kms de extensão entre NOVA LAVOURA e a região de METARICA operativa apenas para época seca pois não se efectuaram quaisquer trabalhos de nivelamento, drenagem e compactação.
- Início da construção do de inverno da CENGª de MARRUPA.
CONSTRUÇÃO DO AQUARTELAMENTO DE ENGª - MARRUPA |
- CANDULO-OMAR na estrada VALADIM - MECULA
VÍTIMAS DA GUERRA DA CENGª 1531
Adicionar legenda |
Neste Hunimog, na picada Nova Coimbra-Metangula, perto de Messumba Morreram 4 militares da CENGª 1531 |
A COMPANHIA DE ENGENHARIA 1531, DESEMBARCOU EM LISBOA EM 2 DE MARÇO DE 1968 A BORDO DO N/T "NIASSA"
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