Bem vindo

bandeira-portugal-imagem-animada-0007 bandeira-mocambique-imagem-animada-0006

Livros da guerra colonial

Miandica terra do outro mundo


segunda-feira, 8 de agosto de 2022

9 PUNDANHAR- A MÁQUINA DE SULFATAR (Pesadelo vivido em insónias depois da Guerra)

 

 9 - PUNDANHAR- A MÁQUINA DE SULFATAR (Pesadelo vivido em insónias depois da Guerra)

      Corria o mês de Setembro de 73. O sol flagelava-nos o rosto, uma atmosfera quente e húmida dificultava-nos a respiração e a marcha. Deslocava-me em patrulha com o meu Grupo de Combate, o Grupo Especial 214, integrado por soldados nativos. Estávamos a cerca de 15 Km a norte de Pundanhar em Cabo Delgado no norte de Moçambique. Ao fundo a paisagem Tanzaniana exuberante e assustadora para além do largo rio Rovuma. Era um corredor de infiltração de guerrilheiros da FRELIMO, vindos de campos de treino na Tanzânia. Foi também esta zona palco de escaramuças entre soldados portugueses e alemães durante a 1ª Grande Guerra. É uma terra que conhece a guerra, que tem marcas de guerra.

-                                                   Crianças de Pundanhar 1974

A nossa atenção virava-se para todos os lados. Qualquer sinal, qualquer ruido suspeito eriçava-me os pelos, aumentava-nos a ansiedade, o medo. Teríamos sido detectados pelos Frelos? Puxo por um cigarro, o único antídoto contra a espera e o enervamento
De súbito salta-me à vista, colocado no cimo de uma árvore de grande porte, daquelas que ladeiam o rio, um cortiço (de cortiça mesmo),fechado de ambas as bandas e atado com sisal à mais alta braça da árvore. Instintivamente apontei-lhe a Valter. Medi a balística e desisti do tiro. Acto contínuo saco a G3 ao Chitapata o maconde, que estava a meu lado e "rajadeio " o insólito objecto. Ainda a rajada não ia a meio e já aquela merda explodia para todos os lados... e eram granadas... e bazucas e morteiros pelos ares. Quando dei por mim todos os homens estavam alapados ao chão: -Xiiiii………… Siliva você vai matar a gente….
Quando o ruído por fim terminou fui atingido na mona por uma máquina de sulfatar deformada, fumada e perfurada...uma obra de arte em latão que ainda hoje guardo como recordação daquele episódio, daqueles tempos, daquelas gentes, dos meus soldados macuas e macondes.

                                Equipa de Futebol de Furriéis de Pundanhar -1974?

Furriel Baltazar Damas em plena acção psicológica 
 
       
                                                        


Sem comentários:

Enviar um comentário

Páginas

Páginas

Armamento e comunicações

Clique em play-in memories dos camaradas falecidos.